Facebook

Sobre Nós

Dona Otília é uma empresa que nasce em 2015 fruto da vontade e da paixão da sua proprietária Otília Timóteo. Ligada à cultura da vinha e do vinho desde que nasceu, este projeto pretende dar continuidade à produção de vinhos do Douro e Porto que os seus pais iniciaram em 1980.
José Manuel Timóteo, o pai, apaixonou-se, casou e estabeleceu-se no Concelho de Santa Marta, onde em 1980 comprou a primeira Quinta, a Quinta de São Martinho. Dedicando-se principalmente à produção e comercialização de vinho de mesa.

Após a sua experiência académica longe da família e os seus negócios em outros sectores de atividade, Otília abraçou em 2010 o desafio do negócio da família e iniciou o caminho da exportação de vinho para o Brasil e Angola constituindo assim a sua primeira empresa no sector, a Timoteo’s Vinhos Lda, por forma a dar continuidade aos negócios da família e abrir portas para outros mercados.

A empresa foi ao longo dos anos aumentando a sua área de produção, modernizou algumas vinhas, plantou novas castas e mecanizou o sistema de rega, sofrendo profundas melhorias nas castas produzidas e na qualidade dos seus vinhos. Possui neste momento 3 quintas na sub-região do baixo corgo totalizando uma área de produção de 40 hectares e, uma adega que pretende ampliar e modernizar até ao ano de 2019.

Em 2015, Otília Timóteo, consciente das necessidades que o mercado internacional reclama e das suas tendências decidiu abraçar um projeto só seu, ao qual deu o seu nome e cunho pessoal, dedicando-se exclusivamente à produção de vinhos DOC e Portos de alta qualidade, comercializando a marca Quero.te e DonaOtília.

A estratégia da empresa Dona Otília Lda é liderada por elevados valores e padrões de ética empresarial assente numa visão a longo prazo solidificada pela alta qualidade dos seus vinhos, inovação das marcas e a rigorosa apresentação dos produtos. Num mundo empresarial cada vez mais complexo, competitivo e restritivo, consideramos a existência empresarial notável. Insistimos na vontade de vencer e na ideia de melhorar constantemente, construindo marcas e fidelizando consumidores.

Assim, cada vinho tem o seu lugar próprio concentrando em si o máximo da atenção e rigor da enologia e o melhor dos seus esforços, tendo como missão servir com excelência os vários segmentos de mercado, e, em simultâneo, identificar as necessidades do mercado consumidor podendo assim superar as suas expectativas e abrir portas a relações de parceria estratégica e/ou de interesses bilaterais.

Já em 2016, fruto da sua experiência em feiras e mostras internacionais, decidiu lançar produtos complementares à degustação dos vinhos, nomeadamente, as bolachas para acompanhar os vários tipos de vinho, os bombons / trufas de chocolate feitos com os seus vinhos do porto e ainda geleias e compotas feitas com vinho tinto e vinho do porto.

Para a Otília, o desperdício de fruta que ano após ano se verificava nas quintas, já que era demasiada para as necessidades de consumo próprio, levou-a a apostar na confeção de compotas e geleias juntando à fruta (biológica) o sabor de um bom vinho tinto ou vinho do porto! Acabou-se com o desperdício de fruta e deu se o salto para a comercialização de produtos artesanais dignos de experiências gustativas marcantes. São elas as geleias de laranja e tomate com vinho do porto, compotas de pera com vinho tinto, pera com vinho do porto e chutney de maçã com vinho do porto.

Neste momento a gama Gourmet, toda ela elaborada artesanalmente, conta já com 6 tipos de bolachas diferentes (para acompanhar vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes, portos tawny e portos ruby), umas deliciosas bolachas de chocolate com piripiri (ótimas para acompanhar vinhos), as compotas e geleias e ainda bombons de chocolate e trufas feitas com vinhos do Porto DonaOtília.

Uma verdadeira explosão de sabores!!
Atreva-se a descobrir-nos!!

A Região

A região do Douro é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias e porventura a mais importante região demarcada do mundo, hoje classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Há dois mil anos que se produz vinho na região demarcada do Douro.

Separada da zona litoral, com um clima temperado pela Serra do Marão que a protege dos ventos carregados de chuva que sopram do Atlântico, a região do Douro tem um clima caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos.

A sua paisagem é selvagem e montanhosa.

Com três sub-regiões definidas em virtude das variações climáticas, a região do douro está indelevelmente ligada á produção do Vinho do Porto. A maioria das melhores vinhas estão plantadas nas encostas íngremes que bordeiam o rio Douro e os seus afluentes. Cerca de dois terços da área de vinha está plantada em encostas com inclinação superior a 30% sendo a região duriense a única produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente a par da exclusividade mundial da produção do tão afamado Vinho do Porto.

É do Douro para o mundo que nasce a Vinhos Dona Otília, produzindo vinhos com paixão na concha vinhateira – Santa Marta de Penaguião! Esta sub-região foi o berço da viticultura na região do Douro e hoje é uma região com elevada produção de vinhos do Porto.

Atreva-se a descobrir-nos!

As Quintas

Quinta de Currais

Quinta do Pisco

Quinta de São Martinho

NEWSLETTER

Subscreva e receba as novidades dos Vinhos Dona Otilia

X